sexta-feira, setembro 03, 2010

A condecoração de Cavaco pelo Papa

A manchete do Expresso de Sábado passado sobre as condecorações do Vaticano na sequência da visita do Papa a Portugal é extraordinária...até têm a palavra "católico" a negrito e tudo...no entanto:
A relação entre a condecoração e qualquer actuação do Presidente da República é nula (sempre e em qualquer circunstância) como aliás a própria notícia reconhece quando diz que as condecorações foram combinadas durante o processo de preparação da visita.
Não há condecoração Papal que apague o facto de que a decisão de não veto da lei do casamento gay é uma decisão errada e sobretudo completamente injustificada.
A questão de uma candidatura alternativa no centro-direita não está ligada à "catolicidade" de Cavaco Silva ou de quem quer que seja. Por um lado também a Maria de Belém e o José Manuel Pureza são católicos e sabe Deus o que defendem e o mal que tem feito, por outro a necessidade de uma outra candidatura corresponde a uma necessidade de clarificação que vai muito além daquela primeira situação.
Por fim, basta recordar que também Sócrates foi condecorado para avaliar do valor de certificado de católico que tem a condecoração...;-)