segunda-feira, abril 28, 2008

As Directas no PSD

Além de serem decisivas para o partido as Directas no PSD são decisivas para o país. Por isso além da curiosidade sobre os resultados (veja-se raciocinio de uma das candidaturas na crónica de Pedro Santana Lopes na TSF) a grande questão é que programas para o país vão apresentar os candidatos. E dentro desses programas que espaço será dado às questões da chamada "agenda católica": liberdade de educação e religiosa, vida e família, subsidiariedade.
Porque se estas Directas forem só para ajuste de contas e rancores quem perde não é só o partido (por definição um mero instrumento e por isso salvo alguma recordação sentimental ninguém lamentará o seu desmoronar) mas sim Portugal.
Na verdade, num momento em que a liberdade se vai perdendo e os valores que fundaram a nossa civilização atacados que interessa o resultado se dele não sair uma alternativa política real e concreta ao Partido Socialista?
Nota: continuo convicto (sem disso retirar consequências para um alinhamento que ainda não tenho) que enquanto o PSD não souber incorporar ou digerir o seu último período de governação (no qual quase todos os contendores estiveram implicados) não haverá forma de os portugueses o voltarem a escolher. Ou então (mas isso não se vê como) os protagonistas são completamente alheios a essa parte da história (o que implica uma ruptura geracional que até agora não se produziu) e podem partir da estaca zero.
A seguir...

Trabalho e emprego: a sabedoria de João XXIII

Contou-me hoje o meu Pai que perguntado o Papa João XXIII sobre quantas pessoas trabalhavam na Santa Sé, no Vaticano, terá respondido: "cerca de metade"... :-)
Mais uma vez se confirma como a Igreja é sábia. Dizendo-o um Papa sobre o seu ambiente de trabalho sabe Deus como isto é verdadeiro em tantos lados...

sábado, abril 12, 2008

Desacordo ortográfico

Por instinto diria Não ao Acordo Ortográfico. Por transformar em regra de ortografia a corruptela verbal mas sobretudo por, em outros casos, ao adoptar o "como soa" como critério, esquecer que este surge de uma certa ortografia que quando não existir mais levará a um "como soa" diferente. Mas ao mesmo tempo lembro-me do encanto que experimento na leitura de Mia Couto e que alguma liberdade tem de ser consentida sob pena de morte da criatividade e riqueza de uma língua.

De uma amiga recebi estes dois endereços que talvez ajudem a formular um juízo:

Concorda com o Acordo Ortográfico?

Se não concorda, pode assinar a Petição Contra a Implementação do Acordo Ortográfico, em:
http://www.petitiononline.com/acor1990

Se não sabe o que há-de pensar sobre o assunto, pode informar-se em:
http://www.jrdias.com/jrd-acordo-nao.htm

sexta-feira, abril 11, 2008

Desde 1960 até hoje como enlouqueceu o mundo...!

Chegou-me este por email que pedi a uma amiga traduzisse. Fazendo hoje anos, ofereço eu um presente aos leitores deste Blog reatando a escrever no mesmo...! :-)

Desde 1960 até hoje

Exemplo 1

Dois rapazes começam uma briga depois da escola.
Versão 1960 – A multidão junta-se. O Marc ganha. O Jean e o Marc dão um aperto de mão e ficam amigos.
Versão 2008 – É chamada a polícia, a brigada SWAT chega e prende Philippe-Olivier e Charles-Cédrik.
Confiscam todos os telemóveis presentes e os vídeos da briga são usados como prova.
São ambos acusados de facto e são suspensos da escola, ainda que o instigador tenha sido o Philippe-Olivier.
Organizam-se conferências sobre o assunto, para além de uma reunião de pais, e uma minoria opõe-se ao projecto.
É criada uma mesa de pilotagem que formará as mesas de concertação necessárias para aprovar a decisão dos 6 comités que terão a missão de estudar os factos. 6 vídeos da briga são difundidos na internet.
Entretanto, o Philippe-Olivier e o Charles-Cédrik são libertados com uma fiança de 2000 $ cada um e uma promessa de comparência.

Exemplo 2

Um aluno distrai a aula e perturba os outros alunos.
Versão 1960 – O Paul é mandado ao gabinete da direcção e é castigado. 5 réguadas.
Volta para a sala, senta-se tranquilamente e não volta a perturbar a aula.
Versão 2008 – O Guillaume-Charles toma uma dose massiva de Ritalin. É mandado para a terapia.
Ele torna-se um zombie e os testes de atenção deficiente são severamente positivos.
A Escola recebe um financiamente adiconal porque o Guillaume-Charles tem uma deficiência. O Guillaume-Charles conseguiu e abandonou a escola.

Exemplo 3

Uma criança atira um copo ao carro de um vizinho. O seu pai, furioso, procura-o e prega-lhe uma grande palmada.
Versão 1960 – O Jaques tomará mais atenção da próxima vez. Ele cresce com normalidade, vai para o Liceu e torna-se um homem de negócios prósperos.
Versão 2008 – O pai de René-Roi é preso por maltratar os filhos. O filho é retirado ao pai. Para o seu bem, é colocado numa família de acolhimento.
Ele junta-se a um gang de rua.
A psicóloga sugere à sua irmã, a Renée-Reine, que declare que o pai também a maltratava a ela.
Ela testemunha no processo e o pai vai preso.
A mãe das crianças tem uma relação secreta com a psicóloga.
A psicóloga consegue ser promovida.

Exemplo 4

Um estudante do liceu leva cigarros para a escola.
Versão 1960 – O Yves fuma um cigarro com o vigilante e discute o jogo de hóquei do dia anterior.
Versão 2008 – Chama-se a polícia e o Claude-Philippe é expulso da escola por posse de drogas.
O seu carro é fiscalizado por causa das drogas e das armas.

Exemplo 5

Um aluno imigrante chumba a Francês no Liceu.
Versão 1960 – O Gino assiste a aulas de apoio de francês. Ele passa no teste e é aceite na Faculdade.
Versão 2008 – O caso de Sum Noo Gaye é entregue às autoridades locais de defesa dos direitos do homem.
São publicados artigos nos jornais nacionais para explicar que «A simples noção de obrigação de obter uma nota de passagem a Francês é discriminatória para os imigrantes e constitui um atentado aos seus direitos, devido a esta atitude racista.»
A liga dos direitos e liberdades inicia uma campanha contra o governo e o seu sistema escolar, bem como contra o Gabinete da Língua Francesa.
Um julgamento dum tribunal federal é aceite e declara que o ensino do francês será, dali em diante, interdito nas escolas públicas.
O Sum Noo Gaye obtém o seu diploma, mas acaba a trabalhar na segunda divisão, no Ouest-De-L’Île, porque ele não sabe falar francês.

Exemplo 6

Um rapaz jovem coloca restos de petardos numa garrafa velha de tinta que estava vazia e faz saltar um formigueiro.

Versão 1960 – As formigas morrem.
Versão 2008 – É feito um apelo à GRC e à brigada anti-terrorista e o jovem rapaz é acusado de actividades terroristas.
Uma equipe de inspectores interrogam os pais, os irmãos e a sua irmã e são colocados numa lista de supervisão.
São confiscados todos os computadores de casa e como medida de segurança, é interdito aos avós que vão à sua casa na Flórida.

Exemplo 7

Uma criança de 8 anos cai no chão durante o recreio e magoa-se num joelho.
O professor aproxima-se e fala carinhosamente com ele e faz-lhe uma festinha no cabelo para o reconfortar.
Versão 1960 – A criança fica calma e continua a brincar.
Versão 2008 – É feita uma queixa porque o educador acariciou uma parte do corpo da criança diferente daquela onde a criança tinha a ferida.
O educador é acusador de ser um predador sexual e perde o emprego.
Ele enfrenta três anos de prisão.
A criança passa por cinco anos de terapia.
A criança torna-se homossexual.

E ainda achas que o mundo está a evoluir bem?